Através da implementação da coleta seletiva em edifícios residenciais e empresas, o projeto visa melhorar a vida de catadores de rua e diminuir impactos ambientais, para construirmos um mundo melhor para todos.
Seguindo a linha conceitual da Agenda 21 Brasileira sobre o Desenvolvimento Sustentável no país, o Projeto Edifício Ecológico tem repercussão ambiental significante na cidade através da coleta seletiva para a reciclagem, reduzindo a poluição geral do nosso solo, ar e água; conservando as nossas fontes de energia e água; e preservando a base natural dos recursos naturais para as futuras gerações. Esta iniciativa faz parte das mudanças necessárias a nível mundial, para melhorar a atual problemática ecológica do Aquecimento Global.
- A reciclagem de uma jarra de vidro poupa suficiente energia para acender uma lâmpada por 4 horas.
- Reciclar 1 tonelada de papel poupa 22 árvores, consome 71% menos energia elétrica e polui o ar 74% menos do que fabricá-la a partir de madeira virgem.
- Uma tonelada de plástico reciclada economiza 130 litros de petróleo.
- A reutilização do alumínio reciclado para novos produtos usa 95% menos energia do que se fossem feitos de material bruto.
O Projeto também trabalha a inclusão social de catadores organizados em associações ou cooperativas, através da coleta e comercialização dos materiais recicláveis. Ao se juntar ao trabalho do Edifício Ecológico, os catadores passam a ter melhores condições de trabalho, mais higiene e saúde, aumento de 50% (em média) na sua renda familiar, e uma maior auto-estima pelo seu trabalho ao tornar-se cidadãos importantes e valorizados na sociedade. Os materiais coletados nos condomínios, empresas e escolas são de benefício exclusivo dos catadores.
Produtos feitos com materiais reciclados:
